“O conceito de uma quarta dimensão é algo freqüentemente descrito considerando-se suas implicações físicas; isto é, sabemos que em três dimensões temos as dimensões de comprimento (ou profundidade), largura e altura. A quarta dimensão (espacial) é ortogonal às outras três dimensões espaciais. As direções principais nas três dimensões conhecidas são chamadas de em cima/baixo (altitude), norte/sul (longitude) e leste/oeste (latitude). Quando falamos da quarta dimensão, um par de termos adicional é necessário. Entre aqueles comumente empregados, incluem-se ana/kata (algumas vezes chamados de spissitude/spassitude), vinn/vout (usados pelo escritor Rudy Rucker) e upsilon/delta.
Para ser mais preciso, a quarta dimensão deveria ser identificada com o tempo (ou dimensão temporal). Todavia, entre as décadas de 1870 e 1920 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, a expressão caiu no gosto popular com o significado de "quarta dimensão espacial" (ou seja, seria na verdade uma "quinta dimensão") e daí disseminou-se por todos os campos das artes e ciências, tornando-se "uma metáfora para o estranho e o misterioso" (Kaku, 2000, p. 41). Portanto, este artigo discute as implicações da quarta dimensão como mais uma dimensão espacial, e não no sentido que lhe é dado, por exemplo, para explicar as teorias do espaço-tempo de Einstein.”
Se você ficou na mesma (ou seguiu o meu conselho e pulou a explicação da enciclopédia), vou usar um conceito muito mais simples, que é o adotado pelos parques de diversões. As atrações em 4D são as que, além de possuírem projeções em terceira dimensão, permitem uma interatividade dos visitantes, ou que utilizem outros dos sentidos que possuímos, como tato, olfato, etc. Acho que agora ficou mais fácil. Apesar de que, nem todas as atrações do gênero são anunciadas como 4D, mas seria essa a explicação.
Sendo assim, vou falar do que interessa mesmo: as atrações!
O “Toy Story Midway Mania”, que será oficialmente inaugurado no dia 31 de maio (claro que Cast Members e portadores de passes anuais curtiram antes), é um simulador com telas em 3D, onde os turistas vão atirando nos alvos que surgem nas telas, com o objetivo de somar o maior número possível de pontos, enquanto seu carrinho se movimenta através dos vários cenários. Confesso, que estou achando muito parecido com o “Buzz Lightyear's Space Ranger Spin”, atração da Tomorrowland, em Magic Kingdom, onde você pega uma carona em um cruzador estelar e combate o terrível Imperador Zurg, arquiinimigo do Buzz. Trata-se de uma daquelas atrações em que os pais têm a desculpa de que só foram para levar o filho.
Mickey's PhilharMagic: apenas uma das muitas atrações em que os óculos 3D "enganam" nossa mente.
Outra ótima opção no Magic Kingdom é o “Mickey’s Philharmagic”, em que você viaja com o Pato Donald, através dos mais variados clássicos da Disney, obviamente, embalados pelas músicas que marcam qualquer um que tenha assistido aos mais famosos desenhos que já foram produzidos. Confesso que a única coisa que me incomoda é a vontade que eu sempre fico de comer torta de maçã (quem já foi, sabe do que estou falando).
No Animal Kingdom, o exemplo é o “It’s Tough To Be a Bug”, baseado em “Vida de Inseto”, mas, como já falei disso em outra post, não vou me aprofundar. Quem quiser pode procurar lá embaixo a postagem sobre o Animal Kingdom.
Em Epcot, tem o “Querida, Encolhi a Platéia” (Honey, I Shrunk The Audience), que eu fui pela última vez em 98, então não me lembro de muita coisa, a não ser da “lambida de cachorro”. Mas é uma atração inspirada no sucesso “Querida, Encolhi as Crianças”. Apesar de ser uma atração “antiga”, lembro que os efeitos especiais eram legais, mas, pelo tempo que já se passou desde a última vez em que eu fui, não vou tentar fazer qualquer tipo de comparação com outras atrações mais recentes.
Sobre o “Muppet Vision 3-D”, no Disney’s Hollywood Studios, também tem muito tempo que eu não vou, mas desse eu não lembro de nada mesmo. Se alguém quiser, pode deixar um comentário falando da atração. Hahahahah!!!
Mas, na minha opinião, as duas melhores atrações do gênero estão nos parques da Universal, Shrek 4-D e The Amazing Adventures of Spider-Man.
Antes deles, vou só mencionar o Terminator 2 – 3D (obviamente, baseado em “O Exterminador do Futuro”), que mescla efeitos em terceira dimensão, com show ao vivo. Para os que já se sentiram impressionados com os efeitos do filme Exterminador do Futuro 2 (o que passou nos cinemas, na Tela Quente, na Sessão da Tarde, no Domingo Maior, etc.), vale a pena conferir os efeitos saindo da tela.
Mas, dos dois que eu citei antes, o primeiro fica na Universal Studios, propriamente dita: Shrek 4-D. Fora os efeitos audiovisuais, cheiros e todas as outras coisas que, realmente, fazem nosso cérebro achar que estamos participando da aventura, de Shrek, Fiona, Burro e companhia, trata-se de um dos meus desenhos favoritos. A diversão começa já no pré-show, com os amigos do ogro mais famoso do cinema estão aprisionados pelo fantasma do Lord Farquaad, que volta dos mortos para seqüestrar a princesa Fiona. Acho que é um dos roteiros mais elaborados entre as atrações do gênero.
E, por último, o Homem-Aranha. Se você curte os quadrinhos e desenhos da Marvel, essa é a sua atração. Se você não liga muito, para super-heróis, também é a sua atração. “The Amazing Adventures of Spider-Man” traz uma mistura única entre telas de terceira dimensão e simulador. Ao contrário de todas as outras, você não fica em uma sala de projeção, mas em um carro em movimento, enquanto escapa dos ataques de alguns dos mais perigosos vilões que já passaram pelas páginas de revistas em quadrinhos. Até mesmo pelo fato de ser jornalista, acho que a atração me encanta, já que a fila passa por dentro do Clarim Diário (jornal em que Peter Parker publica as fotos que tira do Homem-Aranha) e nós nos metemos em enrascadas quando somos nomeados, de última hora, repórteres por J. J. Jameson, proprietário do jornal. Segue, abaixo, o clipe da atração.
Seja qual for seu personagem preferido, certamente, existe uma opção de 3D (ou 4D) que vai agradá-lo. Quanto a mim, acho que todas (pelo menos as que eu me lembro), me agradam muito.
Por enquanto, é isso!
Beijos, abraços e até a próxima!
4 comentários:
Acho que vc nem precisava explicar melhor o que era 4D. Entendi, perfeitamente, a explicação da wikipedia. =)
Na época que eu fui, acho que só existia 1d, mesmo (brincadeirinha).
Lembro que adorei a atração dos muppetes (adorava o desenho), mas não lembro da atração (memória vai acabando com a idade..rs).
Se a idéia do Blog é deixar a gente com vontade de ir lá, continue escrevendo, pq chega a dar "raiva" de não poder ir!
Te amo! Adorei!
Beijos (dessa vez, pessoalmente. Ebaaaaaaaaaaa)
Sobre o "Querida, encolhi a platéia", acho que fui pela última vez em 2005, e não me lembro de grandes mudanças nos efeitos especiais, viu?! Anyways, o que gosto mesmo é o Spiderman, que na minha opinião, pelos efeitos ganha disparado dos demais. Como eu disse, pelos efeitos... pq cá pra nós, nada se compara ao Donald aparecendo na parede do fundo ao final do Philarmagic... aaaaawesome!
Adorei o post, mas ao contrário da Dé, fiquei na mesma ao ler a parte do 4D - sim, eu li... hahaha!
Bjo bjo bjo. Te amo!!!
ADOREI!!!!!
No "Querida encohi a platéia" tambem tem os ratinhos que passam nos pés dos guests!!!!
e concordando com a Lu, o spiderman é magnifico nos efeitos, mas o Phillarmagic é o Phillarmagic!
Beijokas nando!
PS: viu só? eu entro sempre aqui, mas tava atrasada na leitura...
Postar um comentário